segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Entrevista com o ator, produtor e gestor cultural : Eduardo Bodstein



Eduardo Bodstein- ator, produtor e gestor cultural.
Como a arte nasceu na sua vida? 
 Comecei a fazer Teatro em Campinas, aos 9 anos de idade (já em teatro profissional)… Na mesma cidade trabalhei em muitas Companhias de Teatro até que chegou o momento de me arriscar em SP. Na Unicamp o Grupo The Living Theater (NYC) veio fazer uma grande oficina no Festival Internacional de Teatro. Fui escolhido entre 1500 candidatos e acabei fazendo 3 espetáculos com a direção da lendária Judith Malina. Minha paixão e certeza começaram ali. A entrega já estava na minha vida. Sou de família alemã, onde aprendi valores da música, dança, artes plásticas… o valor de saber tocar instrumentos… Uma irmã atriz, dramaturga e diretora de teatro, uma avó pianista e mãe acordeonista. Muita poesia, histórias contadas em alemão pela bisavó… Minha vida já era uma peça teatral! E muita leitura, estudo, prática de dança, lutas, esporte e caráter de sobrevivência com os escoteiros. Já interpretava muitos papéis… rsrsrs
A volta para casa
No Top Teatro até 30 de agosto. Ator, produtor e assistente de direção.

Me fale um pouco sobre sua trajetória, e qual conselho você daria para quem sonha em ser ator?  
Estou no meu 44º espetáculo. Comecei muito cedo, acompanhava minha irmã nos ensaios, peças, assistia muito teatro. Aprendi toda a parte técnica: Luz, som, contra-regragem… depois comecei a atuar e só depois fui dirigir e produzir. Hoje tenho o enorme prazer de estar atuando e assinando a produção e assistência de direção do espetáculo “A vota para casa” (em cartaz no Top Teatro- Rua Rui Barbosa 201- Bela Vista), texto incrível do romeno Matéi Visniec e direção de Regina Duarte. Faço parte do Grupo de Pesquisa de Dramaturgia e Interpretação de Textos, dirigido pela Regina. Ela, José Possi Neto, Lauro César Muniz, Ariane Porto, Teresa Aguiar, Annamaria Dias e Imara Reis começaram esta pesquisa e acabei produzindo cenas gravadas com 40 atores com o resultado desta primeira fase de pesquisa e levantamento de textos. E assim, escolhemos 18 textos. “A volta para casa” é a primeira montagem, das 18 que pretendemos levantar. O conselho? Persistência… Não desista nunca! Não pare no primeiro “não”… outros virão e vc saberá transforma-los em “sim”… este é o segredo! E leia muito, sempre, todos os livros que puder, de todos os assuntos… e principalmente: Assista teatro! No Brasil e no Mundo! Tem muita coisa boa, sempre. Nos quatro cantos deste Planeta.
Qual o maio desafio para um ator atualmente? 
 A qualidade. Conseguir um personagem de qualidade, com texto contundente e atual. Nada chato, egóico, distante… A obra tem que falar direto ao coração do espectador. Comunicar, mexer, transformar!
Exposição Espelho da Arte- 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte. Produtor.
De 02 de setembro a 04 de outubro no Shopping Ibirapuera.

Você já trabalhou como arte-educador, como funciona utilizar a arte como instrumento de educação?  
Sou sócio-proprietário da empresa Arte&Equilíbrio Produções Artísticas e, junto com o ator Ivan Bellangero, criamos o projeto Vivo EnCena, o Festival Vivo EnCena de Teatro Jovem e implantamos o teatro em diversas Escolas e Empresas de São Paulo. Implantamos o teatro na grade curricular, teatro bilingue e curso extra-curricular. São 17 anos de atuação no mercado. Já formamos muitos alunos que acabaram trabalhando na área e alguns estão em cena, hoje como profissionais de teatro, cinema e TV. É gratificante poder sentir que contribuímos para a vida daqueles pequenos seres criativos que entraram na sala, pela primeira vez, com os olhinhos cheios de vontade de aprender! É mágico! 
Voce tem um pensamento ou frase preferida? 
A vida é curta demais, para deixarmos pra amanhã o que podemos fazer hoje! Ame! Construa!
Eduardo, obrigado pelo carinho e atenção.
David Driesmans