quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Anos 70 boas músicas e festivais



Anos 70 boas músicas e festivais
tornado Anos 70Uma das boas lembranças da década de 70 foram os festivais musicais. Neles várias vozes e artistas foram lançados. As pessoas podiam assisti-los pela TV, que formavam uma torcida apaixonada, torcendo por seus cantores favoritos. Fora o espetáculo outros fatos devem ser observados sobre os Festivais. Foi uma época mágica e colorida para a musica popular brasileira. A nova geração hoje não conheceu a movimentação a emoção e o calor da disputa dos Festivais.



Nessa época o Brasil vivia sob o regime político ditatorial militar, que por meio de seu autoritarismo e repressão, mantinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira, principalmente na área da cultura. Apesar de toda vigilância, repressão e perseguição dos agentes do DOPS em todas as áreas ligadas à cultura, surgiram várias formas de protestos contra o regime militar, dentre elas a musica.
Na música, assumia o papel de divulgar mensagens diretas ou não contra o regime. Surgiram canções de cunho social e de protestos, que chegaram a uma grande parcela da população devido principalmente à participação desses músicos e canções nos grandes festivais realizados pelas emissoras de televisão. Esses festivais eram realizados principalmente na cidade de São Paulo, sendo transmitidos a várias regiões do país, atingindo elevada audiência.






Devido a grande participação do público, que torcia de forma apaixonada por suas canções e intérpretes favoritos, esses festivais – assim como os compositores e intérpretes que deles participavam – passaram a ser sistematicamente vigiados pelos agentes DOPS, como passíveis de subversão contra a moral e o sistema nacional. Mas fora isso a marca do festival de musica é a oportunidade para jovens talentos mostrarem seu trabalho. Nisso alguns alcançam o estrelato outros não.
Festivais Anos 70Dentre os vencedores de festivais mais conhecidos hoje temos: em 1972, musica Fio Maravilha (Jorge Ben) – intérprete: Maria Alcina, ; Em 1975: Lugar: Fato Consumado (Djavan) – intérprete: Djavan; Em 1979 Quem me Levará Sou Eu (Manduka e Dominguinhos) – intérprete: Fagner, Bandolins (Oswaldo Montenegro) – intérpretes: Oswaldo Montenegro e José Alexandre; Em 1980 : Agonia (Mongol) – intérprete: Oswaldo Montenegro , Foi Deus que Fez Você (Luiz Ramalho) – intérprete: Amelinha. Isso para citar apenas alguns.
Um pouco do eram os festivais pode ser sentido no novo programa da Rede Globo o The Voice Brasil. É logico que os recursos que existem hoje não estavam disponíveis na época. Por isso é que tenho tanto apreço pelos festivais da década de 70, eles tinham um cunho musical que atravessava um período difícil politicamente, com recursos limitados e mesmo assim conseguiam mover multidões.

Fonte http://ano70.com.br/anos-70-festivais-musicais/ e youtube 





Nenhum comentário:

Postar um comentário