terça-feira, 19 de julho de 2016

Entrevista com o ator Henrique Santana

Entrevista com o ator, diretor e arte educador Henrique Santana. E ainda Produtor executivo do prêmio Aplauso Brasil.

Henrique na sua história, você cita "Chico de Assis", dramaturdo brasileiro,  como seu mestre. Me conte um pouco sobre essa relação, mestre e aprendiz, e a importância na sua carreira.

 Chico de Assis como disse é um mestre, não só para mim, mas para o teatro, mesmo que já em um plano imaterial, suas obras e seus discípulos garantem sua maestria na terra. Nosso contato iniciou quando participei de um curso de Dramaturgia do ator  que ele deu na escola TEATRARTE dirigida por Leandro Alves, escola hoje qual componho o corpo docente. Chico fez mais que me ensinar teatro, ele mudou meu caminho de vida e de como pensar o teatro como ferramenta para discutir e pensar a vida humana, na prática, atuando e vivendo! Logo no inicio, ele deu o play na minha carreira, depois disso que ingressei na faculdade de artes cênicas e consegui trabalhar em importantes projetos como Projeto Ademar Guerra, Centro Cultural São Paulo na curadoria de teatro com tarefas que ganharam prêmio Shell de Teatro, por exemplo , também como ter tido a honra de estudar com Eve Doe Bruce do Théatre du Soleil. 
Chico de Assis me ajudou a programar minha mente para o pensamento da vida e da arte teatral, e tê-lo "no currículo" me abriu importantes portas em minha carreira. Retribuo com um monólogo escrito por ele e com homenagens minhas na dramaturgia do mesmo, também como honrando o teatro e a vida, seus maiores ensinamentos a mim.

Nas suas redes sociais, tem muitos videos, você cantando misturados com os que está interpretando, o que aconteceu primeiro, a música ou o teatro? 

Nenhum dos dois (rs). Primeiro veio a dança, o street dance, com ele ingressei nas artes com trabalhos que gostei muito de fazer e que me deram alguns prêmios. Daí encontrei o teatro. A música eu comecei com 14 anos quando era integrante de uma organização religiosa, tocando violão e cantando. E tudo isso, hoje serve como repertório artístico,  qual disponho para minhas obras teatrais.

Quais conselhos e dicas você pode dar para quem quer começar na carreira artística?

A primeira dica é sempre estar começando, um artista acompanha a vida humana, ela se renova e deve ser observada todos os dias. Agora, na lida, na prática a dica é que estudem muito, cursos, workshops com diferentes homens de teatro, assistir peças dos mais variados gêneros, comerciais, políticos e etc. E o mais importante: treinar incessantemente. O artista deve treinar para evoluir, a prática leva-o a qualidade de comunicação e expressão de seus sentimentos e/ou sensações.
Procurem lugares, pessoas, escolas, projetos. Façam parte, coloquem seu trabalho ao conhecimento dos outros.
Um artista é um grande expoente para a evolução histórica da humanidade, portanto, é necessário que acompanhe a vida, a política, as pessoas, os costumes. 
E pra finalizar, priorizem e não parem, o artista é aquele que permanece, como num casamento, na alegria e na tristeza, até que a morte os separem (ou não).
Algumas fotos
                     

                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário