Entrevista com Tiago Kaltenbacher
Tiago Kaltenbacher é bacharel em música pela UNICAMP e tem especialização em Belting Conteporâneo. Tiago Kaltenbacher aplicou esses conhecimentos como assistente do maestro Marconi Araújo e performer em diversos projetos. Foi protagonista da versão paulista “Musicals in Concert” recentemente no teatro Itália, alem de fazer parte do elenco de “O Fantasma da Ópera” no Teatro Abril. Como cantor lírico atuou em varias óperas como Rigoletto e Colombo, montagens do Theatro São Pedro, alem de diversos concertos no Brasil . Aperfeiçoou seus estudos em Bruxelas, onde continua retornando periodicamente para manutenção de sua técnica.
O Baixo-Baritono Tiago Kaltenbacher, é possuidor de uma voz muito flexível, e comprometido com sua carreira, foca seus estudos sempre em melhorar sua técnica em pro da musicalidade. Vem desenvolvendo repertorio para concertos a serem realizados na Europa e Estados Unidos, juntamente com o maestro Marconi Araújo, alem de ter sido convidado a participar da primeira companhia de Ópera em concerto de São Paulo: Drama in Musica; que terá inicio dos seu trabalhos no ano de 2014, sediada no Teatro Itália. Seu último trabalho foi no musical "O Homem de La Mancha".
Bom primeiro me fale um pouco, como tudo começou, como a música chegou na sua vida.
A musica sem duvida foi a primeira arte a se manifestar na minha vida e nem posso dizer exatamente o momento, certamente foi muito pequeno. Já muito criança eu me mostrei interessado pela musica, em especial a clássica, o que me distinguia um pouco dos meus colegas e causava estranheza ate mesmo dentro de casa. Amava escutar obras como a 5ª sinfonia de Beethoven ou Quadros de uma Exposição de Mussorgsky entre outras, ficava grudado na radio cultura escutando a programação. Porem meus pais também não puderam me dar uma formação além de não entender muito bem o que estava acontecendo e eu fui em busca da musica em corais e posteriormente quando já estava trabalhando, como auxiliar de estoque, fui pagar meus estudos. Acho que esse é o inicio da musica em minha vida.
Depois dos três tenores Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti, outros vieram para o Brasil, como Andrea Bocelli e Andre Rieu. Isso que o grande publico, assim como eu, tem de acesso, a musica clássica, você teve alguma dificuldade, para iniciar nesta área?
Tive dificuldades sim como comentei na pergunta anterior, acho que a grande dificuldade foi estar imerso em um ambiente onde as pessoas não entendiam muito bem o que eu queria, não conseguiam alcançar essa minha paixão nem entender da onde vinha. Lembro-me do meu irmão olhando e achando estranho os meus interesses pela musica clássica, estranhamento fruto de uma distancia cultural na qual vivíamos e a qual eu tinha interesse. Natural! Hoje sei de diversos movimentos e ações culturais voltadas para a disseminação cultural publica a qual eu não sabia na época. Temos concertos gratuitos de grandes orquestras, operas, musicais, recitais e por ai vai, principalmente nos grandes centros culturais como é São Paulo, a dificuldade maior, ainda, é a distancia da grande mídia maciça que muitas vezes tem um foco diferente de interesses.
Os musicais estão cada vez mais se destacando, com grandes artistas, como Miguel Falabella, Claudia Raia. Existe a possibilidade da ópera, começar ganhar esse destaque no nosso país?
Eu acredito que sim e não acho tão distante, o que acho é que a opera e a musica clássica em
geral, tema tendência de um purismo que muitas vezes se confunde com um tradicionalismo, e em épocas de modernidade liquida, ajustes e adequações tem que ser feitas. O que eu vejo é um enorme publico apaixonados e ansiosos por essas entrada da opera nos tempos da pós-modernidade.
Lendo sobre você, descobri diversas artes, entre elas, música, artes cênicas, sapateado e modelo. Cada vez mais está sendo exigido, diversas habilidades. Quais suas dicas para quem sonha em ser um artista completo como voce?
Olha, o sapateado eu fugi, rsrsrsrs, já o teatro, a dança e expressão corporal surgiram com consequências do canto dramático ao qual eu optei como carreira. A necessidade de ter mais ferramentas para minha expressão artística me levaram ao estudo dessas outras artes que contribuíram imensuravelmente nas minhas conquistas. Já o modelo eu também fugi, pelo motivo de ir em caminho diferente do que eu foquei, e os trabalhos que eu tive surgiram ocasionalmente e pontuais como fruto do acaso.
Acho que a grande dica para ser um artista é a sinceridade com sigo próprio e a sinceridade com a arte. Fazer uma reflexão sobre a arte e o interesse por ela, de forma sincera e sem repressões leva a este sonho concretizado, seja quais forem esses interesse.
Tem mais alguma coisa que deseja falar?
O que posso falar é que os sonhos estão ao nosso alcance para serem vivenciados, as escolhas são nossas.
Parabéns pela sua carreira, pelo “O homem de La Mancha"
.Obrigado pela atenção e carinho. David Driesmans
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